SERVE: 2 pessoas
INGREDIENTES:
- 300 g. de linguiça de pernil com Pimenta da Charcutaria Viana.
- 100 g. de arroz agulhinha lavado e escorrido.
- 50 g. de bacon artesanal em cubos pequenos.
- 50 g. de ervilhas pré cozidas
- 50 g. de tomate sem semente em cubinhos.
- 2 ovos grandes super frescos
-Cebola roxa cortada em pétalas ou cubos grandes
- 4 dentes de alho picado
- 10 g. de açafrão da terra in natura sem casca ralado.
- folhas de couve
- 200ml de Óleo de girassol
- Agua morna
UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS:
- Faca
- Colheres
- Tábua de corte
- Panela média de fundo grosso
MODO DE PREPARO:
Em uma panela média pré aquecida ( aproximadamente 25cm de diâmetro) , comece fritando a linguiça em fogo médio/ baixo, virando a cada 3 minutos. Não fure a linguiça isso faz com que ela perca gordura, deixando -a ressecada . Deixe corar. (O cozimento total leva aproximadamente 15 minutos para linguiças de calibre médio). Para quem gosta de linguiça bem passada deve deixar mais tempo. -Passado o tempo, Agora retire a linguiça do fogo e reserve em um prato. -
Na mesma panela coloque o bacon. Deixe fritar bem até ficar um pouco crocante. Aproveite a gordura que se solta do bacon e coloque o alho e o açafrão e deixe fritar um pouco.
Adicione o arroz e deixe-o fritar até ficar translúcido coloque duas conchas cheias de agua morna. Mecha brevemente com uma colher ( raspe o fundo da panela para soltar todo o sabor da linguiça e do bacon que ficou grudado no fundo mas, seja breve para não quebrar os grãos de arroz).
Durante o cozimento dos grãos eles absorvem o caldo isso confere sabor e cor ao nosso prato. (A água/ caldo que se formou deve ficar dois dedos acima do arroz pois esse arroz é de uma água só ) em seguida abaixe o fogo para o mínimo e adicione sal a gosto e tampe.
Voltando para a linguiça, corte-a em rodelas ou cubos , destampe a panela e adicione a linguiça ao arroz (tente afunda-la no arroz ), coloque os tomates em cubos, a cebola roxa, as ervilhas e tampe novamente dando continuidade ao cozimento (sempre em fogo bem baixo, mantendo a panela tampada) .
No tempo aproximado de 15 min , depois que notar que a água secou , desligue o fogo e deixe a panela descansar por mais 10 minutos fora do fogo. Esse processo ocasionara no cozimento restante, através do próprio vapor e calor da panela.
PARA O OVO PERFEITO:
Em uma panela coloque água , meia colher de sal e uma colher de vinagre.
(o sal serve para que a água não ferva a ponto de borbulhar para não quebrar os ovos e o vinagre ajuda a descascar o ovo melhor).
Quando a água estiver com bolinhas no fundo, um pouco antes da fervura, coloque delicadamente 2 ovos e comece a contar 7 minutos.
Após o tempo, retire imediatamente os ovos da água e coloque-os em água fria para interromper o cozimento. Descasque com cuidado.
FRITE A COUVE:
- Em uma panela seca coloque óleo , aqueça.
- Com ajuda de uma pinça vá fritando a couve já picadinha.
- Coloque - a em papel toalha para drenar o óleo .
MONTANDO O PRATO:
- Escolha dois pratos bonitos , coloque o ovo no fundo.
- Abra a panela e com ajuda de uma colher , vá colocando o arroz de modo a cobrir o ovo fazendo um montinho, sem apertar, deixando cair naturalmente.
- Por fim, cubra todo o arroz com a couve frita.
Receita disponibilizada pelo nosso Chefe Charcuteiro, Rafael Viana.
Comments